O Serviço de Medicina do Hospital Nossa Senhora da Assunção, situa-se no piso 2 do edifício novo e é constituído por 9 quartos, tendo cada um deles 3 camas e um quarto individual.

Os turnos são de oito horas, com exceção do turno da noite (turno da manhã – 8h-16; turno da tarde: 15h30 – 23h30 e o turno da noite: 23h00-08h30).

A equipa de enfermagem é constituída por 21 elementos e mais 4 elementos partilhados mediante disponibilidade pela Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA); a equipa médica integra 5 elementos sendo estes partilhados com o Serviço de Urgência Básica, a Unidade de Paliativos, a Unidade de Convalescença, a Consulta Externa e um deles com o HSM.

A equipa de TAS é composta por 13 elementos, sendo um deles partilhado pela UCA. O serviço está dotado de um assistente técnico.

O Serviço de Medicina do HNSA, Seia possui como o primado a satisfação do cidadão, a conciliação das estratégias de saúde aos seus utentes e a otimização dos recursos disponíveis prosseguindo uma cultura orientadora de cuidados personalizados e de excelência, tendo como objetivo geral estabelecer padrões de qualidade, tendo em conta:

  1. Segurança do utente, implementação de procedimentos para garantir a segurança na prestação de cuidados;
  2. Eficiência operacional, com processos de melhoria de acordo com os Direitos e Deveres do Doente assim como no Tempo Máximo de Resposta Garantida;
  3. Satisfação do utente e Família/Cuidador, com realização de avaliação e monitorização da satisfação;
  4. Competência, promovendo a formação contínua dos profissionais da equipa, para melhoria continua;
  5. Acessibilidade, garantindo cuidados adequados e confortáveis;
  6. Inovação para promoção da qualidade dos cuidados e a eficiência dos processos;
  7. Gestão de Recursos, utilizando de forma eficiente, evitando desperdícios e garantindo a sustentabilidade;
  8. Criar ambiente hospitalar inclusivo, capacitando os profissionais, monitorizando regularmente o serviço para identificar e corrigir disparidades que possam ocorrer;
  9. Garantir que os utentes possam tomar decisões informadas sobre a saúde;
  10. Promover a formação, satisfação profissional e cooperação.

Política de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço Medicina tem como objetivos a melhoria do seu desempenho, a satisfação de partes interessadas, a proteção do ambiente e segurança do utente, assegurando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à prestação de cuidados.

O Serviço de Medicina do HNSA compreende que a permanência num serviço de internamento de um hospital, longe do ambiente, aporta dificuldades de adaptação a doentes, familiares e cuidadores. Neste sentido, o Serviço de Medicina compromete-se a facilitar a admissão, a estadia, a recuperação e a readaptação funcional, ajudando os seus doentes e suas famílias, a cuidar-se, a tratar-se, adaptando-se à transição de saúde, orientando-o no pós internamento, redefinindo as suas responsabilidades, transferindo e consentindo algumas delas para a equipa de saúde, salvaguardando que, enquanto internado, o doente terá sempre a prestação de cuidados mais ética e mais segura, a melhor instalação hoteleira possível e a preservação da sua identidade.

Assim, o âmbito do Serviço de Medicina do Hospital Nossa Senhora da Assunção de Seia é:

“Prestação de cuidados médicos em regime de internamento, ao doente adulto, incluindo diagnóstico, tratamento, reabilitação, acompanhamento, com foco na melhoria, humanização, segurança e satisfação dos doentes e suas famílias”.

A sua forte componente técnica e humana, a avançada tecnologia disponível e a eficiência que se traduz nos resultados, proporcionam aos seus doentes, as melhores soluções ao seu alcance, por forma a corresponder às suas necessidades expectativas. Compromete-se a garantir que se articula com os restantes serviços da ULSG, quer do próprio HNSA, quer do HSM, com as unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, paliativos e continuados. Em conformidade com a regulamentação e dentro do que lhe é estabelecido internamente, articula se com outras unidades de saúde, outras entidades, nomeadamente autárquicas, formativas, de mecenato, voluntariado e apoio social e cultural, otimizando a sua oferta de cuidados ao doente/família e cuidador.

Aposta no desenvolvimento das competências dos seus colaboradores e na sustentabilidade do sistema.

A comunidade pode ter a certeza que o doente é o centro das suas atenções e trabalhamos juntos para lhe oferecer uma assistência personalizada e de qualidade.

Estrutura orgânica do Serviço

O Serviço de Medicina é dirigido pelo Diretor de Serviço, nomeado pelo Conselho de Administração nos termos do artigo 28º do Regulamento Interno da ULSG.

No âmbito da área da Enfermagem é dirigido pelo Enfermeiro Gestor nomeado pelo Conselho de Administração, sob proposta do Enfermeiro Diretor, conforme enunciado no Regulamento Interno da ULSG.

Organograma do Serviço de Medicina

Missão, Visão e Valores

Missão

A missão do Serviço de Medicina consiste na prestação de cuidados de saúde no âmbito da medicina interna a todos os doentes com idade superior a 18 anos, com finalidade de tratar/cuidar o doente com qualidade e humanização, através de um adequado diagnóstico e tratamento eficaz e em tempo útil, bem como a promoção da saúde junto da população, através da prestação de cuidados médicos e de enfermagem de excelência, do desenvolvimento da formação e da promoção da investigação.

Visão

Assenta na visão definida para a organização no seu regulamento interno (ULSG), o Serviço de Medicina do HNSA pretende ser reconhecido por doentes, colaboradores e demais entidades como uma organização que assegura uma resposta de elevada qualidade às necessidades de saúde dos seus doentes ao longo do ciclo vital, pautando-se por rigorosos princípios de eficiência e responsabilidade na vertente económica, financeira, social e ambiental.

Valores

Os valores do Serviço de Medicina encontram-se alinhados com os valores da ULSG. No desenvolvimento da sua atividade, o Serviço de Medicina do HNSA e seus colaboradores regem-se pelos valores:

  1. Humanismo: ter uma orientação clara para o doente e para o seu bem-estar, respondendo às suas necessidades de acordo com as melhores práticas disponíveis e no respeito incondicional pela sua dignidade intrínseca;
  2. Equidade: promover a igualdade nos acessos aos cuidados de saúde, em função do nível de prioridade clínica e a isenção no tratamento de todos os colaboradores;
  3. Cooperação: cultivar a multidisciplinariedade e a cooperação no relacionamento interpessoal e na prossecução dos objetivos da instituição. Desenvolvimento do seu sentido de pertença que promova a autoestima profissional, a dedicação, a autoconfiança e o espirito de equipa;
  4. Ética e deontologia profissional: pautar a prática clinica e a tomada de decisões individuais e institucionais pelos mais elevados padrões de conduta;
  5. Rigor: atuar com competência e determinação, tomando decisões com conhecimento e coerência, de forma a assegurar o melhor nível de serviço;
  6. Inovação: atuar com capacidade de iniciativa e criatividade, concretizando novas soluções de forma a assegurar a melhoria contínua dos resultados e níveis do serviço;
  7. Valorização e reconhecimento do seu contributo profissional.

Estes valores são suportados pelas práticas da sustentabilidade e da ecologia.

Interação dos Processos do SGQ do Serviço de Medicina

Avaliação dos fornecedores

A avaliação dos fornecedores é efetuada no Serviço de Medicina segundo a determinação do cumprimento (1) ou incumprimento (0) nos seguintes parâmetros:

  1. Cumprimento com os requisitos de compra/pedido (quantidade e referência);
  2. Cumprimento com prazo de entrega/execução;
  3. Apoio Técnico / Assistência Pós-Venda / Formação;
  4. Rapidez e eficácia da resposta.

O resultado obtido é oferecido pela aplicação da fórmula:

∑ (A+B+C+D)/4.

Pode, particularmente, não fazer sentido recorrer a todos os critérios. O resultado final é o reflexo da média obtida dos contactos tidos/avaliados.

Visitas

A presença da família e amigos são fundamentais para o equilíbrio emocional do utente.

Existe um Regulamento e um procedimento próprios para visitas, da Instituição. 

O horário de visitas definido para o Serviço de Medicina é:

  • 15.30h – 17:00h
  • 19:00h – 19:30h

Cada utente pode receber duas pessoas.

Não é permitida a entrada de crianças com idades inferiores a 10 anos, salvo em casos pontuais.

As visitas podem ser condicionadas segundo as necessidades do serviço.

O acompanhamento em internamento hospitalar, está contemplado no nosso serviço. Em caso de dúvida questione o enfermeiro responsável.

Contato

Telefone: (+351) 238 320 732

Alta

A Alta começa a preparar-se no mesmo dia em que fica internado no serviço.

A família/cuidador é parte integrante do programa de tratamento e recuperação do utente. Reúna as condições que o seu familiar necessita para o acolher aquando da alta.

Com o intuito de dar continuidade aos cuidados e ensinos prestados durante o internamento, disponibiliza-se de seguida documentação com informação, para que possa consultar a qualquer momento e em qualquer lugar.

Documentos