1| Apresentação

O Gabinete de Comunicação e Imagem, conforme descrito no regulamento interno da ULSG, faz parte dos níveis intermédios de Gestão enquadrando-se na área de Suporte ao Conselho de Administração. Esta área está estruturada em departamentos, serviços, unidades e gabinetes, que funcionam numa lógica de serviços partilhados, prestando apoio aos diversos órgãos e serviços da ULSG. Neste caso específico a sua estrutura está definida como Gabinete, conforme Artigo 80º, do ponto 1, alínea d) “Gabinetes: dirigidos por um responsável designado pelo Conselho de Administração, tendo em consideração o perfil de competências técnicas adequadas”.

Acresce, conforme ponto 3. do mesmo artigo, “… ao responsável do gabinete compete planear e dirigir a atividade da respetiva unidade orgânica, sendo responsável pela monitorização e cumprimento dos objetivos definidos, pela utilização eficiente e eficaz dos recursos postos à sua disposição e pela qualidade dos serviços prestados”.

Ainda como funções, referido no ponto 4. “responsáveis de gabinete devem elaborar e submeter ao Conselho de Administração o respetivo regulamento, o plano de atividade para o ano seguinte e o relatório de atividades do ano transato”.

Conforme artigo 95º do regulamento interno da ULSG (2019) o GCI tem como competências, nomeadamente:

  1. Organizar e gerir a comunicação com os clientes internos e externos da ULSG;
  2. Assessorar o Conselho de Administração relativamente à imagem pública da instituição, bem como os colaboradores por estes indicados;
  3. Produzir e gerir conteúdos para o sítio da organização e outras publicações (intranet, internet e redes sociais);
  4. Gerir os espaços públicos de divulgação da informação na organização;
  5. Organizar e/ou acompanhar eventos promovidos pela ULSG, garantindo a mais elevada qualidade e assistência do público;
  6. Acompanhar os eventos e visitas institucionais, relativamente aos percursos e gestão dos eventuais meios de comunicação social presentes;
  7. Garantir a constante atualização da sinalética, para facilitar a circulação dos utentes e colaboradores da ULSG.
2|Equipa

Responsável: Carla Fantasia – carla.fantasia@ulsguarda.min-saude.pt

  • Aida Nunes – aida@ulsguarda.min-saude.pt
  • Ana Martins – ana.p.martins@ulsguarda.min-saude.pt
  • Carla Figueiredo – carla.figueiredo@ulsguarda.min-saude.pt
  • Elsa Marmelo – elsa.marmelo@ulsguarda.min-saude.pt

3|Localização e Contatos

Morada: Unidade Local de Saúde da Guarda, Avenida Rainha D. Amélia, s/n, 6301-857 Guarda
Localização: Edifício “Sede” da ULSG, sito no Parque da Saúde
Coordenadas GPS: 40 31’59.1″N 7 16’27.2″W

Contatos:

Telefone: 271 210 855
Extensões: 15122 /15120

Correio eletrónico:

Horários

Todos os dias úteis, das 08.30 Horas às 12:30 Horas e das 14 Horas às 17:30 Horas.

4| Missão, Visão e Valores

Missão

  • Projetar uma imagem de prestígio da ULSG, no contexto regional e nacional;
  • Promover a interação da instituição com o público e parceiros sociais;
  • Coordenar as diversas formas de relacionamento da ULSG, com a sociedade em geral e com os diversos públicos estratégicos;
  • Contribuir para a melhoria contínua e evolução da instituição;
  • Organizar eventos que garantam estratégias promocionais;
  • Fomentar relação de proximidade com os meios de comunicação social;
  • Assegurar os conteúdos das redes sociais na promoção da imagem da institucional;
  • Coordenar e organizar eventos e atos protocolares realizados na instituição;
  • Potenciar o uso das redes sociais, promovendo a instituição;
  • Assegurar o grafismo e multimédia;
  • Elaborar e disponibilizar documentos informativos;
  • Planear, conceber, atualizar, aperfeiçoar e executar a gestão de conteúdos do sítio Web da instituição.

Visão

O GCI contribui para o desenvolvimento institucional, fundamentalmente na articulação interna e externa, cooperando nas relações comunicacionais, contribuindo para a literacia em saúde, humanização e acesso aos utentes e profissionais de saúde.

Valores

No desenvolvimento da sua atividade, o GCI pauta-se pelos seguintes valores:

  1. Excelência (espírito critico, criatividade e inovação)
  2. Responsabilidade (ética e transparência)
  3. Proximidade (envolvimento e participação)

5| Documentos