A voz do Utente na ULS da Guarda

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda passou a disponibilizar aos seus utentes a figura da Provedora do Utente, instituída pelos Estatutos do Serviço Nacional de Saúde, com o objetivo de garantir a representação dos interesses dos utentes e das suas famílias, no âmbito das unidades de saúde que compõem a ULS da Guarda e de contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados.

Atualmente, a função é exercida pela Dra. Sandra Gil, Administradora Hospitalar, que procurará assegurar que a voz dos cidadãos é escutada, valorizada e incorporada nas práticas e decisões da ULS da Guarda,

Qual é o papel da Provedora do Utente?

A Provedora do Utente tem por missão:

  • Acolher as preocupações, contributos e sugestões de melhorias sobre o funcionamento dos serviços;
  • Contribuir para a resolução dos problemas identificados pelos cidadãos;
  • Emitir recomendações junto dos serviços da ULS da Guarda e/ou do Conselho de Administração;
  • Promover a humanização e melhoria da qualidade da prestação de cuidados.

Não substituindo os canais oficiais da ULS da Guarda para apresentação de elogios, sugestões ou reclamações individualizadas – como o Gabinete do Cidadão, a Provedora do Utente analisará com imparcialidade as situações que lhe sejam apresentadas e emitirá recomendações e propostas de melhoria aos serviços de saúde, incrementando a participação ativa do cidadão na avaliação e na identificação de melhorias da prestação de cuidados.

Como contactar a Provedora do Utente?

A Provedora do Utente pode ser contactada através dos seguintes meios:

Email: provedora.utente@ulsguarda.min-saude.pt

Correspondência Postal:
Provedora do Utente
Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.
Avenida Rainha D. Amélia
6300-858 Guarda