Missão

A Missão da ULS da Guarda, traduz-se a prestação integrada de cuidados de saúde primários, hospitalares, paliativos e de convalescença à população da sua área de influência, com mobilização activa da comunidade envolvente, tendo em vista o incremento dos níveis de saúde e bem-estar.
A ULSG assegura, ainda, as actividades de serviços operativos de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na área geográfica por ela abrangida, bem como actividades de investigação, formação e ensino.

Visão

A ULSG pretende ser reconhecida por utentes, colaboradores e demais entidades como uma organização que assegura uma resposta de elevada qualidade às necessidades de saúde dos seus utentes ao longo do ciclo vital, pautando-se por rigorosos princípios de eficiência e responsabilidade na vertente económica, financeira, social e ambiental.

Valores

No desenvolvimento da sua actividade, a ULS da Guarda e os seus colaboradores regem-se pelos seguintes valores:

  1. Humanismo: Ter uma orientação clara para o utente para o seu bem-estar, respondendo às suas necessidades de acordo com as melhores práticas disponíveis e no respeito incondicional pela sua dignidade intrínseca.
  2. Equidade: Promover a igualdade no acesso aos cuidados de saúde, em função do nível de prioridade clínica e a isenção no tratamento de todos os colaboradores.
  3. Cooperação: cultivar a multidisciplinaridade e a cooperação no relacionamento interpessoal e na prossecução dos objectivos da Instituição.
  4. Ética e Deontologia Profissional: Pautar a prática clínica e tomada das decisões individuais e institucionais pelos mais elevados padrões de conduta.
  5. Rigor: Actuar com competência e determinação, tomando decisões com conhecimento e coerência de forma a assegurar o melhor nível de serviço.
  6. Inovação: actuar com capacidade de iniciativa e criatividade, concretizando novas soluções de forma a assegurar a melhoria contínua dos resultados e níveis de serviço.

Objetivos Gerais

  1. A ULSG tem como referencial comum o primado do cidadão, a conciliação de estratégias de saúde (regionais e nacionais) e a optimização dos recursos disponíveis.
  2. A ULSG deve prosseguir uma cultura orientadora de cuidados personalizados e de excelência, tendo por objectivos:
    1. Promover a obtenção de ganhos em saúde, prestando serviços contínuos e efectivos com valor acrescentado;
    2. Garantir a prestação de cuidados de saúde de excelência a todos os utentes;
    3. Prevenir a doença e promover a saúde através do maior enfoque na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces e na educação dos doentes;
    4. Alcançar a plena integração de cuidados nas suas dimensões organizacional, clínica, administrativa, financeira, informática, normativa e sistémica;
    5. Assumir um avisão holística da prestação de cuidados partilhada e reconhecida por colaboradores, parceiros e utentes;
    6. Garantir o fácil acesso dos doentes aos cuidos de saúde adequados e em tempo útil;
    7. Assegurar o ajustamento da oferta de cuidados às necessidades da população;
    8. Garantir aos profissionais formação contínua adequada à melhoria do desempenho assistencial e ao progresso e realização dos profissionais;
    9. Potenciar uma cultura interna focada na aquisição de competências transversais e no trabalho de equipa;
    10. Desenvolver o ensino e a investigação científica qualificaos;