O Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação compreende uma estrutura transversal à instituição, tendo como competências, nomeadamente:

  1. Área de Infraestruturas Tecnológicas: Gestão e otimização das infraestruturas nas quais assentam e dependem o Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação da ULSG: parque de servidores, data centers e seus equipamentos, equipamentos de rede e comunicações.
  2. Área de Software Aplicacional: Gestão e administração dos diversos sistemas e/ou softwares da área hospitalar e dos Cuidados de Saúde Primários.
  3. Área de Helpdesk: Gestão do apoio (presencial e remoto) ao universo de utilizadores da ULSG, de forma a minimizar as avarias e tempos de paragem.
  4. Área de Projetos e Inovação: Avaliação e gestão de todos os estados conducentes à inserção de novas tecnologias/sistemas na ULSG, nomeadamente a sua implementação.
  5. Área de CiberSegurança: Garantir a segurança dos Sistemas de Informação da ULSG. Incluem-se aqui todos os Sistemas e Tecnologias de prevenção e detenção de intrusões, sistemas de antivírus (e afins) e sistemas de cópias de Segurança.

 

Diretor / Coordenador de Serviço

  • Eng. Ricardo Santos

Email: ricardo.santos@ulsguarda.min-saude.pt