O Serviço de Compras, Logística e Património estrutura-se nas áreas de Compras, Logística, Gestão Hoteleira e Património, tendo como competências:
Área de Compras
- Efetuar o planeamento anual de necessidades de bens de consumo, serviços e investimentos;
- Desenvolver os procedimentos tendentes à aquisição dos bens, serviços e empreitadas, necessários à prossecução dos fins da ULSG;
- Garantir a tramitação dos procedimentos pré-contratuais em cumprimento do normativo legal vigente;
- Negociar as melhores condições para a organização, em aplicação dos métodos e técnicas do mercado concorrencial;
- Proceder à avaliação e seleção de fornecedores de forma sistemática, de forma a garantir as melhores condições de fornecimento para a instituição;
- Promover e incentivar a normalização e uniformização do material de consumo, em articulação com os serviços utilizadores e/ou os grupos de trabalho constituídos para esse efeito;
- Procurar, de forma sistemática, alternativas aos produtos e serviços adquiridos pela ULSG em condições mais vantajosas;
- Garantir, de forma sistemática, processos de benchmarking com outras organizações hospitalares de referência de forma a atuar segundo as melhores práticas e resultados;
- Elaborar e garantir a execução dos contratos resultantes dos procedimentos pré-contratuais em articulação com os gestores do contrato elou serviços utilizadores.
Área de Logística
- Efetuar a conferência, registo e armazenamento de todo o material rececionado em articulação com os serviços utilizadores, se necessário;
- Assegurar todas as rotas de distribuição de materiais e produtos da ULSG de forma integrada e de acordo com a metodologia implementada;
- Desenvolver uma política adequada de gestão económica de stocks, designadamente definindo e controlando os pontos de encomenda e os níveis de segurança;
- Assegurar o fornecimento atempado do material encomendado e garantir a distribuição atempada dos produtos aos diferentes serviços utilizadores;
- Organizar e gerir os armazéns centrais e os armazéns avançados em conjugação com os serviços onde estão implementados;
- Gerir e entregar o material de ajudas técnicas em conjugação com os serviços envolvidos;
- Assegurar a logística inversa do material distribuído;
- Proceder à revisão contínua do “mestre de artigos”, promovendo a revisão das nomenclaturas e uniformização dos códigos dos produtos;
- Planear e realizar os inventários aos armazéns centrais e armazéns avançados;
- Promover em articulação com o enfermeiro-chefe ou técnico responsável a revisão periódica dos níveis de stock dos serviços utilizadores.
Área de Gestão Hoteleira
- a) Avaliar e controlar a qualidade dos serviços realizados pelos prestadores externos e zelar pelo cumprimento dos contratos, em articulação com as Comissões de Acompanhamento de Serviços em Regime de Outsourcing, nas áreas de:
- Alimentação;
- Limpeza e desinfestação;
- Lavandaria e tratamento de roupa;
- Gestão de resíduos,
- Conceções de espaços e explorações comerciais;
- Garantir a logística interna relacionada com os diferentes serviços contratados;
- Assegurar a gestão da Morgue e das áreas adjacentes;
- Organizar e gerir a equipa de maqueiros e as portarias dos HSM.
Área de Património
- Elaborar, em articulação com a área de compras, o plano anual de investimentos;
- Garantir o registo das transações de imobilizado (aquisições, doações, abates, transferências entre serviços e de imobilizado em curso);
- Garantir a correta identificação dos bens de imobilizado;
- Garantir o circuito da autorização e a segregação de funções no processo de controlo dos bens de imobilizado (receção, transferências e abates);
- Garantir o acompanhamento do ciclo de vida dos bens de imobilizado;
- Assegurar em articulação com o Serviço de Gestão Orçamental e Financeira o cumprimento das políticas de cálculo de amortizações e reavaliações;
- Garantir o registo atualizado do cadastro de imobilizado e a monitorização do mesmo, de forma a garantir a situação atual e real dos bens;
- Acompanhar do processo de alienação e destruição dos bens;
- Definir anualmente políticas de controlo de ativos imobilizados.
Diretor de Serviço
- Dr. Nuno Miguel Silva Lopes Bordalo Matias