Flyer – Preparação para o Parto em Meio Aquático
A ULS Guarda, Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, disponibiliza o Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade.
A preparação para o Parto/Parentalidade é um programa desenvolvido para as mulheres grávidas/casal ou pessoa significativa da mulher, visando contribuir para uma vivência mais informada e gratificante da gravidez, parto, puerpério e da literacia da parentalidade.
As dúvidas e falta de conhecimento angustiam os futuros pais, assim como a ansiedade relativa ao cuidar do recém-nascido, o medo de não conseguir amamentar; os mitos e crenças existentes em redor do nascimento podem tornar este momento mágico num momento obscuro e mal vivenciado.
A preparação para o Parto/Parentalidade é de extrema importância para o casal poder adquirir conhecimentos e desenvolver competências que os ajudem a preparar para o nascimento e parentalidade, de forma segura e responsável.
Formadores:
As aulas serão ministradas por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e por Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica da ULS Guarda por forma a dar resposta às necessidades do casal, bem como desenvolver o empoderamento da grávida/casal.
Eventualmente, poderão vir a integrar este Curso outros formadores, que nas diferentes competências possam completar necessidades Formativas da grávida/casal.
Destinatários:
O curso destina-se a todas as grávidas/casal, a partir das 28 semanas de gestação e acompanhantes de referência, podendo, contudo, fazer-se a inscrição, a partir das 20 semanas.
Duração:
O Curso, tem a duração de 10 semanas.
Estrutura:
Este curso tem uma Componente Teórica e uma Componente Prática.
Estas componentes serão complementadas, com uma Visita à maternidade, cujo objectivo é familiarizar os casais com o local de parto, bem como colaborar com os mesmos na elaboração do plano de parto.
-
- Componente Teórica:
Na sua componente teórica serão abordados os seguintes temas:
-
-
- Trabalho de parto (fisiologia do trabalho de parto, dinâmica pélvica, parto natural vs. parto medicalizado-pós e contras/competências da parturiente, papel do pai/acompanhante no trabalho de parto)
- Analgesia de parto (“dor” no trabalho de parto, métodos não farmacológicos vs farmacológicos de gestão da dor de trabalho de parto/ competências da parturiente)
- Aleitamento materno (vantagens, fisiologia da lactação, recomendações da OMS/UNICEF, técnicas de amamentação, Extração e de conservação de leite materno, prevenção e tratamento de dificuldades na amamentação)
- Dificuldades na amamentação
- Puerpério (consulta de revisão do puerpério, depressão pós-parto, planeamento familiar)
- Cuidados ao recém-nascido (características e competências do recém-nascido, higiene e conforto, vacinação, necessidades fisiológicas do recém-nascido)
- Segurança infantil (transporte seguro, tipos de sistemas de retenção para crianças, código da estrada)
- Recolha de células estaminais
- Sexualidade na gravidez e puerpério
- Componente Prática
-
Na sua componente prática serão incluídos:
-
- Exercícios:
- Exercício para a promoção da vinculação da grávida/acompanhante/bebé durante a gravidez;
- Técnicas de conforto durante o trabalho de parto;
- O papel do acompanhante durante o trabalho de parto e período expulsivo;
- Exercícios:
- Posicionamentos durante o trabalho de parto e período expulsivo;
- Exercícios de tonificação do pavimento pélvico;
- Técnicas de relaxamento;
- Técnicas de respiração;
- Técnicas de Massagem;
- Utilização de Bola de Parto;
- Hidroterapia no trabalho de parto.
Calendarização
As aulas de Preparação para o Parto/Parentalidade estão previstas de segunda-feira a sexta-feira com a seguinte distribuição:

Local
As aulas terão lugar na Sala Projetos de Enfermagem, situada no piso 0, no corredor de acesso à Fisioterapia, do Hospital de Sousa Martins.
Acesso ao Local:
No que concerne à acessibilidade e de modo a facilitar o acesso ao local das aulas, propomos que haja a possibilidade da grávida poder usar o espaço envolvente para estacionar, já utilizado como acesso aos doentes referenciados para a Fisioterapia, prevendo prévia autorização para o levantamento da barreira amovível, colocada no acesso a este local.
Esta necessidade será justificada pelo facto das aulas decorrerem após as 28 semanas, período que condiciona o movimento das mulheres, acrescido pela distância ao parque de estacionamento.
Inclusão no Curso
Terão acesso ao curso, todas as Grávidas que mostrem interesse na sua participação.
As inscrições para a frequência do mesmo, poderão ser efetuadas a partir das 20 semanas de gestação, usando uma das seguintes possibilidades:
-
- Suporte de Papel
A grávida que pretenda frequentar o curso, deve proceder ao preenchimento de Ficha de Inscrição, solicitada aos Enfermeiros do Serviço de Obstetrícia/Consulta Externa ou Urgência Obstétrica;
-
- Via Telefone
Caso pretenda, poderá solicitar a sua inscrição através do telefone, utilizando o Número direto do Serviço de Obstetrícia – 271 200 363.
Poderá ainda utilizar o número geral do Hospital Sousa Martins, 271 200 200 e pedir para ligarem para o Serviço de Obstetrícia, onde farão a sua inscrição;
-
- Via eletrónica:
Para proceder à inscrição no curso pode efetuar, clicando aqui, caso pretenda frequentar o curso de preparação para o parto em meio aquático, inscreva-se clicando aqui. (Deverá usar um Browser atualizado, o Internet Explorer não permite, use por exemplo o Chrome.)
Qualquer dúvida, ou mensagem que deseje transmitir, deverá ser dirigida através do endereço eletrónico identificado:
cursopreparacaoparto@ulsguarda.min-saude.pt