Reuniu esta quinta-feira, na sede da ULSG, a equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da ULS da Guarda, com o respetivo Conselho de Administração e com a Diretora do Departamento de Humanização da Saúde da Fundação” La Caixa” Dr.ª Iciar Ancizu e a Dr.ª Maria João Pinheiro (representante em Portugal), com o objetivo de efetuar um balanço da atividade da equipa, discutir metas futuras e debater os objetivos do plano de ação.

Foram também ouvidos os representantes da Equipa de Cuidados Paliativos para feedback e alguma partilha.

A EAPS da Guarda é dirigida pela Dr.ª Susana Abreu, Médica Fisiatra e é constituída por 4 elementos: 1 Assistente Social, Dr.ª Vera Pires, 3 Psicólogas, Dr.as Soraia Ferreira, Catarina Corte e Patrícia Azevedo.

 

O trabalho realizado tem sido essencial no apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas, mormente os doentes que são atendidos pelos Cuidados Paliativos da Guarda. Mas também doentes e suas famílias seguidos nas consultas de Medicina Física e Reabilitação e de Hematologia. Durante a pandemia do COVID 19, no apoio a pessoas enlutadas de doentes que faleceram com COVID 19 no Hospital da Guarda.

 

Tal com o previsto no plano de ação da EAPS, esta última iniciou um trabalho num contexto diferente, extras serviços de saúde, que consiste no apoio a pessoas residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (lares), suas famílias e cuidadores. Esta valência está em expansão e tem contado com o entusiasmo das entidades recetoras (instituições sem fins lucrativos).