A Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CNSMCA) propôs a elevação do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda a unidade de Nível IIa, reconhecendo a qualidade, diferenciação e mérito deste serviço no contexto da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria.
O parecer emitido pela Comissão destaca que nunca esteve em causa a idoneidade, a qualidade assistencial ou o investimento continuado realizado no Serviço de Pediatria, que assegura uma resposta abrangente e diferenciada à população infantil e juvenil da região da Guarda.
A Pediatria da ULS da Guarda disponibiliza consultas externas, hospital de dia, internamento e urgência pediátrica, além de Unidade de Cuidados Intermédios Neonatais e apoio permanente à sala de partos. O serviço conta com um corpo clínico altamente qualificado, cumprindo os rácios recomendados de pediatras gerais e subespecialistas.
Para a CNSMCA, este reconhecimento reflete a equidade territorial e a valorização das equipas regionais, sublinhando o mérito científico, a capacidade formativa e a diferenciação funcional da Pediatria da ULS da Guarda.
A instituição considera a proposta um marco de prestígio e confiança no trabalho desenvolvido. “Este reconhecimento confirma a qualidade e dedicação das nossas equipas pediátricas e reforça o compromisso de garantir cuidados de saúde de excelência e proximidade às crianças e famílias da região”, salienta a ULS da Guarda.
A proposta de elevação a Nível IIa resulta do estudo e contributos apresentados pelo Conselho de Administração e pela equipa da Pediatria, no âmbito da Revisão da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria.
A ULS da Guarda não pára!