Ao Gabinete do Cidadão compete dar voz aos cidadãos enquanto agentes proativos e responsáveis, e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e cuidados prestados, através dos processos de gestão oriundos das opiniões dos mesmos, servindo de mediação entre os cidadãos, a comunidade e a Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG).
Cabe ao Gabinete do Cidadão:
- Informar os utentes dos seus direitos e deveres enquanto utentes da ULSG;
- Proceder à recepção centralizada, registo e tratamento de todas as reclamações, sugestões elogios e agradecimentos, independentemente da via de acesso utilizada e no âmbito do Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde;
- Potenciar a análise e tratamento das reclamações como indicador útil para a monitorização das boas práticas clínicas e de gestão global;
- Incentivar as equipas e prestadores de cuidados em geral, a acolher e resolver disfunções causadoras de reclamações;
- Desenvolver uma ação proativa com os profissionais e serviços hospitalares, tendo em vista a correção das disfunções detectadas;
- Verificar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde;
- Organizar canais de comunicação com todos os níveis de cuidados da ULS Guarda.
O Gabinete do Cidadão da ULSG integra os núcleos sediados nas duas Unidades Hospitalares e nas várias Unidade dos Cuidados de Saúde Primários, cada qual com o seu Responsável e o seu endereço de email (Responsáveis e Contatos dos Núcleos).
Poderá apresentar a sua exposição através de uma das seguintes vias:
- Livro de Reclamações:
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- Nos Núcleos do Gabinete do Cidadão;
- Nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados/ Unidades de Saúde Familiar/ Unidades de Cuidados na Comunidade;
- No Hospital Sousa Martins da Guarda (em vários serviços);
- No Hospital de Nossa Senhora de Assunção de Seia (em vários serviços);
- Caixas de sugestões;
- Correio Eletrónico (ver Contatos dos Núcleos);
- Via postal (ver Contatos Gerais)
Independentemente do meio a utilizar e de modo a permitir um célere e correto tratamento, a sua exposição deverá conter os seguintes dados de identificação e contato:
- Nome Completo
- Nome do Utente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
- Endereço de e-mail e/ou morada completa (incluindo o código postal)
- Contato Telefónico
A exposição deverá ser apresentada de forma clara e objetiva, enunciando os seguintes factos:
- O quê: definir o assunto, a situação, a informação que quer comunicar;
- Quem: identificar as pessoas envolvidas e eventuais testemunhas;
- Onde: especificar o local onde ocorreu, unidade/serviço da ULS Guarda;
- Quando: indicar a data ou momento em que aconteceu;
- Como: detalhar a forma como aconteceu, a descrição da ocorrência.
O Gabinete do Cidadão convida-o:
- A colaborar na melhoria contínua dos nossos serviços, apresentando sugestões;
- Contatar a Provedora do Utente, que tem por missão, garantir a representação dos interesses dos utentes e das suas famílias no âmbito das unidades de saúde que compõem a ULS da Guarda;
- A conhecer a publicação da ERS sobre os Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde;
- A consultar o Despacho n.º 40/2025, que define as regras de inscrição nos cuidados de saúde primários;
- A conhecer as FAQs da ACSS no âmbito das Taxas Moderadoras;
- A conhecer as FAQs da ACSS no âmbito do Transporte de Doentes
- A consultar o nosso Relatório de Atividades