Ao Gabinete do Cidadão compete dar voz aos cidadãos enquanto agentes proativos e responsáveis, e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e cuidados prestados, através dos processos de gestão oriundos das opiniões dos mesmos, servindo de mediação entre os cidadãos, a comunidade e a Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG).

Cabe ao Gabinete do Cidadão:

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres enquanto utentes da ULSG;
  • Proceder à recepção centralizada, registo e tratamento de todas as reclamações, sugestões elogios e agradecimentos, independentemente da via de acesso utilizada e no âmbito do Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde;
  • Potenciar a análise e tratamento das reclamações como indicador útil para a monitorização das boas práticas clínicas e de gestão global;
  • Incentivar as equipas e prestadores de cuidados em geral, a acolher e resolver disfunções causadoras de reclamações;
  • Desenvolver uma ação proativa com os profissionais e serviços hospitalares, tendo em vista a correção das disfunções detectadas;
  • Verificar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde;
  • Organizar canais de comunicação com todos os níveis de cuidados da ULS Guarda.

Gabinete do Cidadão da ULSG integra os núcleos sediados nas duas Unidades Hospitalares e nas várias Unidade dos Cuidados de Saúde Primários, cada qual com o seu Responsável e o seu endereço de email (Responsáveis e Contatos dos Núcleos).

Poderá apresentar a sua exposição através de uma das seguintes vias:

  • Livro de Reclamações:
    • Nos Núcleos do Gabinete do Cidadão;
    • Nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados/ Unidades de Saúde Familiar/ Unidades de Cuidados na Comunidade;
    • No Hospital Sousa Martins da Guarda (em vários serviços);
    • No Hospital de Nossa Senhora de Assunção de Seia (em vários serviços);
  • Caixas de sugestões;
  • Correio Eletrónico (ver Contatos dos Núcleos);
  • Via postal (ver Contatos Gerais)

Independentemente do meio a utilizar e de modo a permitir um célere e correto tratamento, a sua exposição deverá conter os seguintes dados de identificação e contato:

  • Nome Completo
  • Nome do Utente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
  • Endereço de e-mail e/ou morada completa (incluindo o código postal)
  • Contato Telefónico

A exposição deverá ser apresentada de forma clara e objetiva, enunciando os seguintes factos:

  • O quê: definir o assunto, a situação, a informação que quer comunicar;
  • Quem: identificar as pessoas envolvidas e eventuais testemunhas;
  • Onde: especificar o local onde ocorreu, unidade/serviço da ULS Guarda;
  • Quando: indicar a data ou momento em que aconteceu;
  • Como: detalhar a forma como aconteceu, a descrição da ocorrência.

O Gabinete do Cidadão convida-o: