Esta a ser um êxito o projeto 𝙋𝙤𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙎𝙖𝙪́𝙙𝙚 𝙈𝙚𝙣𝙩𝙖𝙡 + dinamizado e da responsabilidade dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica do DPSM, realizado junto dos profissionais da ULSG.
Nas 46 sessões já efetuadas, participaram 56 profissionais que revelam, melhorias relativamente aos itens avaliados.
É possível verificar quanto às intervenções psicoterapêuticas dinamizadas, que houve um ligeiro predomínio da oferta do Treino de Relaxamento Progressivo, como se pode verificar no gráfico circular com a distribuição das sessões por intervenção psicoterapêutica – de fevereiro a julho de 2023.
Com a aplicação do Questionário Saúde Mental + na primeira sessão frequentada, foi possível determinar o diagnóstico inicial de Saúde Mental + dos participantes, que revelou casos de níveis baixos nas dimensões Autocontrolo, Autonomia e Resolução de Problemas e Auto-atualização, (conforme gráfico em anexo). O score total inicial médio de Saúde Mental + dos participantes foi de 126 pontos (s=14,091).
Dos participantes que realizaram a segunda avaliação pelo Questionário Saúde Mental+ (n=22), 77% apresentaram melhoria (aumento) do score total de Saúde Mental+, passando para 132 pontos (s=10,300), anulando os casos de níveis baixos identificados inicialmente nas dimensões Satisfação pessoal, Autonomia e Resolução de problemas e auto-atualização, e com melhorias evidentes em todas as dimensões avaliadas.
Estes dados confirmam a eficácia das intervenções desenvolvidas na promoção da Saúde Mental +, e reforçam o papel do PUSM+ como recurso institucional válido ao dispor dos trabalhadores.
A equipa do PUSM+ desafia todos os colaboradores da ULSG a participar neste projeto e a aproveitarem a oportunidade de reforçarem a sua Saúde Mental +.