Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
05-01-2018

Projeto “Habilitar”: Visita Domiciliária de Reabilitação

Teve inicio esta sexta-feira, dia 5 de janeiro de 2018, a primeira Visita Domiciliária de Reabilitação do Serviço de Ortopedia. Ela ocorre em contexto de pré internamento e é dirigida aos doentes propostos para cirurgia programada, abrangidos pelo Projeto “Habilitar”.
Recorde-se que o Projeto “Habilitar” é um projeto do âmbito da Enfermagem de Reabilitação que foi implementado no Serviço de Ortopedia desde 1 de janeiro de 2016, do qual beneficiaram até ao momento 262 doentes. Ele contempla uma abordagem pré e pós-operatória dos doentes propostos para colocação de Prótese Total do Joelho (PTJ) e Prótese Total da Anca (PTA) em contexto de cirurgia programada.
Esta fase do projeto que agora se inicia, constitui a primeira abordagem em contexto domiciliário, permitindo a verificação in loco das condições físicas/barreiras existentes e novas adaptações necessárias aquando do seu regresso. Pretende-se também saber as condições sociais e eventual necessidade de estabelecer antecipadamente uma ligação ao Serviço Social. É feita também a distribuição do “ Manual de Acolhimento do doente ao Serviço”, permitindo criar logo uma ponte de ligação à instituição, e também serão efetuados alguns ensinos e sugestões, nomeadamente sobre alguns equipamentos e auxiliares de marcha que os doentes irão necessitar.
Desta forma, acredita-se que esta abordagem é efetivamente diferenciadora, contribuindo para uma recuperação funcional do doente mais rápida, efetiva, com maior segurança em contexto domiciliário, pretendendo-se também a redução da demora média de internamento, assegurando concomitantemente a redução de custos associados aos cuidados de saúde, tendo sempre como premissa, a prestação de cuidados com qualidade.
Ver Mais


Partilhar:
Ir para o topo