O Projeto Dar + Saúde na Vila, da equipa da USF Carolina Beatriz Ângelo está na final do BI AWARD. Este projeto, que a equipa ambiciona implementar na vila de Gonçalo e na aldeia da Vela ficou no grupo dos 12 finalistas entre uma centena de projetos inovadores e vanguardistas!

Este projeto divide-se em três pilares. O primeiro consiste na telemonitorização dos utentes ao domicílio, com a migração dos resultados para o sistema informático da USF. Para Maria João Lopes, a médica responsável pela extensão de saúde da Vela e de Gonçalo “Para os utentes, às vezes, uma simples medição de pressão arterial é um problema porque, ou não têm o aparelho para o fazer ou não têm a capacidade motora para fazer esta medição”. O segundo pilar define a possibilidade de ter teleconsultas para evitar que o utente tenha de deslocar-se ao hospital. Maria João Lopes explica que “alguns utentes faltam às consultas por não terem dinheiro para se deslocarem à cidade, por não terem que os leve ou por medo de irem sozinhos e desorientarem-se”.

Os resultados da final deste concurso que conta com o apoio institucional da Ordem dos Médicos vão ser conhecidos no próximo dia 23 de novembro.