A Comissão de Ética para a Saúde da ULSG já tomou posse. A primeira reunião com o Conselho de Administração da ULSG decorreu na passada semana na Sala de Formação Baeta de Campos.

Esta Comissão é um órgão colegial, multidisciplinar, independente e de natureza consultiva que se rege pelo Decreto-Lei n.º 80/2018, de 15 de outubro.

As Comissões de Ética para a Saúde têm desempenhado um papel fulcral na salvaguarda dos padrões de ética no âmbito das ciências da vida, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas. Estas Comissões têm-se revelado de extrema importância no âmbito do conceito de estudos clínicos, generalizando o regime de apreciação da comissão de ética a todas as áreas de investigação da investigação clínica, reconhecendo as respetivas especialidades.

 

Na ULS da Guarda a Comissão é composta por Cristina Patrão (Enfermeira Especialista), Ernestina Silva Doutorada em Bioética), Joana Santos (Farmacêutica), Júlio Salvador (Enfermeiro Gestor em funções de Direção), Luciana Santos (Assistente Hospitalar), Luís Paulo (Assistente Hospitalar) e Manuel Nabais (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça).