Ir para o conteúdo
Início
/
Institucional
/
Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

A Saúde em Portugal e no mundo atravessa hoje um dos seus maiores desafios. Os sistemas de saúde por todo o mundo foram postos à prova, expondo todas as suas debilidades.
O SNS já deu provas, e contínua a dar, da eficiência, na abrangência do acesso, e na qualidade de serviço prestado, mesmo sob as condições mais adversas.
Hoje, sabemos por experiência própria que o SNS é moldável e elástico,e que o funcionamento em rede traz benefícios, não só, para os doentes mas também para as organizações.
A ULS da Guarda, EPE, tal como as restantes Instituições de Saúde Nacionais, por força desta Pandemia, desenvolveram e melhoraram capacidades de gestão inter-serviços, fundamentais para a sua mutação e elasticidade por forma a conseguir dar resposta a todas as solicitações da sua área de abrangência e não só.
Durante esta Pandemia, os Profissionais de Saúde foram sujeitos a cargas horárias excessivas que geram níveis de cansaço físico e emocional elevadíssimos. Estes níveis de cansaço são insofismavelmente prejudiciais pois acarretam, individualmente, problemas físicos e emocionais para os nossos Profissionais.
Esta Pandemia veio, da pior maneira, fortalecer e agilizar, a nível local, a interação entre todos os Serviços de uma Instituição de Saúde; e a nível de Rede, melhorar e desenvolver os canais de interajuda.
Sabemos que para dar uma resposta eficiente e eficaz à Pandemia muitas outras doenças ficaram em segundo plano, esquecidas. Mantiveram-se invisíveis, mas em contínua evolução. Continuaram a crescer, a desenvolver e a disseminar.
Assim sendo, é urgente voltar a colocar o foco no tratamento e prevenção de todas essas patologias, sob pena, dos resultados na saúde da população serem catastróficos. Para isso, é fundamental que os serviços prestados pela ULS da Guarda, EPE sejam cada vez mais diferenciados.
É fundamental desenvolver todas as condições necessárias para que as Instituições consigam lidar com a Covid-19 em simultâneo com todas as outras patologias. É necessário que todos os Serviços e Profissionais se adaptem a estas novas circunstâncias para que rapidamente se transforme na nossa atual realidade.
É desejável, por todos, que a Covid-19 rapidamente seja apenas mais uma patologia para que o SNS e, em particular, que a nossa ULS consiga dar resposta como até agora o conseguiu, de forma exemplar.

João Pedro Abrantes Pinto Bernardes Barranca
Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.


Partilhar:
risus. libero Praesent dolor consectetur fringilla justo Sed mattis