Com o objetivo de melhorar as práticas de cuidados à pessoa em risco ou portadora de ferida, decorreu nos dias 20 de setembro e 18 de outubro, o curso “Prevenção e Tratamento de Feridas”. Desafiando os participantes e apostando numa dinâmica mais participativa, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da ULS Guarda, promotora do Curso, procurou trazer as feridas “reais” para a sala de formação.

Visando refletir sobre as práticas dos cuidados, atualizar conhecimentos e melhorar indicadores, no primeiro dia foram ministrados conteúdos teóricos, apresentadas as opções terapêuticas disponíveis na ULS e demonstradas as ferramentas digitais de registo e monitorização. No segundo dia, após quatro semanas, foram discutidos os casos clínicos dos doentes portadores de ferida trazidos pelos participantes, dos seus diferentes serviços, para a sala de formação.

Os ganhos foram evidentes: reflexão e discussão em equipa, evolução clínica das feridas monitorizadas, e mais importante que tudo, ganhos em saúde para o utente portador de ferida.

Pelo sucesso da iniciativa e devido à elevada procura evidenciada pelo número de interessados inscritos na formação, está previsto que no início do próximo ano o curso de “Prevenção e Tratamento de Feridas” conste, de novo, do plano de formação da ULS Guarda. Esteja atento.