A Unidade Local de Saúde da Guarda através da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados(UCSP)/ Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Gouveia e o Município de Gouveia promovem em parceria, a partir de hoje e até junho do próximo ano, o programa Diabetes em Movimento.

Pelas 10h30  no Pavilhão da Escola Básica de Gouveia realizou-se a sua apresentação à comunidade/ participantes, com a presença Dr. José Nuno Santos  (Município Gouveia), Drª Maria João Sousa (UCSP Gouveia), Profª Isabel Valente (AEGouveia) e os responsáveis locais (Drª Fátima Lima, Enfº João Granado e Profº Marco Gonçalves).

O referido programa comunitário de exercício físico é coordenado, a nível nacional, pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, e destina-se a pessoas com diabetes tipo 2.

As sessões de exercício físico vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h00, no Pavilhão da Escola Básica de Gouveia, e serão dinamizadas por profissionais de desporto e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mediante referenciação pela Equipa de Saúde Familiar do Centro de Saúde (UCSP Gouveia) e a concretização pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Gouveia.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

Mais um “caminho” em parceria complementado pela colaboração do Agrupamento de Escolas de Gouveia na cedência do espaço adequado para a sua implementação.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem mais de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

 

Saiba mais com o seu médico ou enfermeiro de família!

#diabetesemmovimento #diabetesemmovimentogouveia