A UCSP de Celorico da Beira é uma unidade de prestação de cuidados de saúde primários, e integra-se na Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE.
A UCSP de Celorico da Beira tem como objetivo primordial melhorar a eficácia e a eficiência na prestação de cuidados essenciais, visando a promoção e a vigilância de saúde, a prevenção, a reintegração, o diagnóstico e o tratamento da doença, dirigindo globalmente a sua ação ao indivíduo, á família e á comunidade.
O concelho de Celorico da Beira, localiza-se na vertente Norte da Serra da Estrela, entre os concelhos de Fornos de Algodres (Oeste), Gouveia (Sul), Guarda (Este) e Trancoso (Norte).
Possui 16 freguesias e uma Área total de 247,22 km².Tem uma população inscrita de 8273 utentes (RNU).A população no concelho encontra-se distribuída da seguinte forma:
Figura 1 : Concelho de Celorico da Beira
A equipa de profissionais da UCSP é constituída por:
Classe Profissional | Número |
---|---|
Médicos | 4 |
Enfermeiros | 9 |
Assistentes Técnicos | 3 |
Assistentes Operacionais | 7 |
Outro Pessoal: | 1 – Fisioterapeuta |
1 – Psicóloga (1 dia/semana) | |
1 – Nutricionista (1 dia/semana) | |
1 – Delegada de Saúde (1/2 dia) | |
1 – Técnica de Higiene e saúde Oral (tempo necessário para rastreios e tratamentos) | |
1 – Técnica de Saúde Ambiental ( 2 dias semana) | |
1 – Técnica Serviço Social (Último trimestre 2016) | |
Programa CEI |
A UCSP de Celorico da Beira, tem como missão prestar cuidados de saúde, com eficiência, eficácia e qualidade na promoção e vigilância da saúde, na prevenção, no diagnóstico e tratamento da doença, dirigindo globalmente a sua ação ao indivíduo, à família e à comunidade.
A UCSP de Celorico da Beira pretende prestar cuidados de saúde de qualidade visando o indivíduo, família e a comunidade, não descurando a formação e investigação.
No que concerne a valores da UCSP de Celorico da Beira, esta desenvolve as suas atividades em prol da qualidade, humanismo, acessibilidade e satisfação dos utentes/profissionais, assim como incentivar parcerias com estruturas da comunidade local.
A estrutura interna geral da UCSP de Celorico da Beira inclui o coordenador do Centro de Saúde, o enfermeiro chefe e um interlocutor assistente técnico.
O coordenador desta UCSP é um médico pertencente à equipa multidisciplinar local e foi nomeado pelo Conselho de Administração da ULS da Guarda.
A UCSP de Celorico da Beira presta cuidados de saúde individuais e familiares, que assentam em equipas multiprofissionais, constituídas por médicos, enfermeiros, pessoal administrativo, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, higienista oral, técnico de saúde ambiental, técnico dos Serviços Sociais e assistentes operacionais.
A prestação de serviços ao utente, desde o acolhimento até ao atendimento, é trabalho de toda a equipa de saúde, e todas as atividades estão interligadas para um bom funcionamento e resposta otimizada.
O período de funcionamento da USCPCB é entre as 8 e as 20 horas.
O pedido de marcação de consulta de ambulatório poderá ser feito presencialmente, por e-mail durante todo o horário de funcionamento do ambulatório da USCP, ou por telefone (das 11h às 13h e das 15h às 17h de Segunda a Sexta-Feira).
Grupos de Risco
Consultas programadas e com espaço próprio efetuadas segundo uma periodicidade proposta pela equipa e segundo orientações da DGS (ex. Diabetes, HTA), marcada por iniciativa médica ou do enfermeiro da equipa ou por iniciativa do utente.
Saúde da Mulher
Consultas programadas e com espaço próprio efetuadas segundo uma periodicidade proposta pela equipa, e segundo orientações da DGS.
Visitação Domiciliária
É uma consulta realizada no domicílio do utente residente na área geográfica de influência, em situação de dependência ou cuja condição de saúde não seja favorável á deslocação do utente à UCSP. Pode ser realizada pelo médico, pelo enfermeiro/enfermeiro de reabilitação, pela equipa, pelo fisioterapeuta, pelo nutricionista , pela psicóloga ou pela técnica dos serviços sociais. Esta consulta pode ser programada pelos profissionais anteriormente referidos ou pelo utente/cuidador. Deverá ser efetuada com a brevidade possível de acordo com a urgência da situação.
Visitação Domiciliária pelos Cuidados Continuados Integrados Domiciliários
Consulta programada e efetuada no domicílio, marcada de acordo com critérios e prioridades segundo o programa Cuidados Continuados Integrados Domiciliários. Esta visita destina-se a pessoas em situação de dependência funcional ou doença terminal, com rede de suporte social, que não precisem de ser internadas mas que não possam deslocar-se de forma autónoma à UCSP.
Oferece:
Consulta Aberta
Marcação presencial no próprio dia para o respetivo médico de serviço em período previamente definido e destinada a resolução de situações clínicas agudas.
Consulta Programada
Marcada previamente e com hora prevista por iniciativa médica ou de enfermeiro da equipa ou por iniciativa do utente, para vigilância de saúde ou doença crónica.
A marcação destas consultas pode efetuar-se de forma presencial, por telefone ou por correio eletrónico. Consulta de Fisioterapia
Consultas programadas e com espaço próprio ou no domicílio, efetuadas segundo uma periodicidade proposta pelo fisioterapeuta e encaminhada pelo médico de família ou especialista, enfermeiro, técnico de saúde ou por iniciativa do utente.
Consulta de Cinesiterapia respiratória pediátrica
Consulta executada pela enfermeira de reabilitação, está indicada para o tratamento de problemas respiratórios de recém-nascidos, bebés e crianças, é programada conforme urgência e condição de saúde da criança. O encaminhamento é realizado pelo médico de família, pediatra, outros profissionais, pelos pais, etc
Os objetivos da Cinesiterapia Respiratória são: · assegurar a permeabilidade das vias aéreas, melhorar a performance dos músculos respiratórios e· prevenir e corrigir defeitos ventilatórios.
Consulta de saúde infantil e da adolescência
A Consulta de saúde Infantil do Programa-tipo de atuação em Saúde Infantil e Juvenil é uma consulta destinada à vigilância, manutenção e promoção da saúde da criança e do jovem, desde o nascimento até à adolescência. É realizada pelo médico e enfermeiro. A primeira consulta deve ser realizada antes dos 28º dias de vida e as restantes conforme necessidades da criança e normas da DGS.
Esta consulta tem os seguintes objetivos:
Consulta de saúde da mulher – consulta de planeamento familiar/climatério
Consulta de saúde materna
Destina-se à vigilância das grávidas inscritas e seguidas na UCSPCB.
Programa de Saúde Escolar
O trabalho de saúde escolar desenvolve-se prioritariamente na escola, em equipa, com respeito pela relação pedagógica privilegiada dos docentes e pelo envolvimento das famílias e da restante comunidade educativa, e visa contribuir para a promoção e proteção da saúde, do bem-estar e do sucesso educativo das crianças e dos jovens escolarizados. O Programa Nacional de Saúde Escolar tem como finalidades:
Este Programa, desenha uma estratégia de intervenção global, organizada numa Agenda da Saúde Escolar que contempla: a saúde individual e coletiva, a inclusão escolar, o ambiente escolar e os Estilos de vida.
Consulta de Psicologia
Consultas programadas e com espaço próprio ou no domicílio, efetuadas segundo uma periodicidade proposta pelo psicólogo e encaminhada pelo médico de família ou especialista, enfermeiro, técnico de saúde.
Consulta de Nutrição
Consultas programadas e com espaço próprio ou no domicílio, efetuadas segundo uma periodicidade proposta pelo nutricionista e encaminhada pelo médico de família ou especialista, enfermeiro, técnico de saúde ou por iniciativa do utente.
Consulta de Higiene Oral
Consultas programadas e com espaço próprio dirigidas a crianças e adolescentes escolarizadas, conforme as orientações da DGS.
A equipa propõe-se a gerir a agenda para que o tempo de espera após a hora marcada para a consulta não ultrapasse 30 minutos.
No horário das 20 horas às 8 h, de Segunda a Domingo, os utentes em situação de urgência/ ou doença aguda , deverão dirigir-se ao Hospital Sousa Martins – Guarda.
Ato médico efetuado sem presença do utente. A gestão dos procedimentos é feita com apoio informático. A resposta à solicitação é dada no prazo máximo de 72 horas.
Inicialmente são atendidos os primeiros 4 utentes programados, um para cada médico, e posteriormente são chamados por sistemas de senhas.
Vacinação: Ato de enfermagem efetuado em espaço próprio, preferencialmente com marcação prévia efetuada pela equipa de enfermagem, de acordo com periodicidade prevista no PNV.
Consulta de enfermagem: Intervenção efetuada pelo enfermeiro a fim de Identificar, planear, avaliar, executar e monitorizar os registos dos cuidados de enfermagem.
Consultas de enfermagem ao domicílio: Consultas e atos efetuadas por um enfermeiro ou pela equipa de saúde, no domicílio do utente da USCPCB, de acordo com os critérios previamente definidos em programa próprio.
Tratamentos de enfermagem: Intervenções e atos de enfermagem efetuados na sala de tratamentos que incluem a administração de fármacos por via intramuscular, endovenosa e rectal com prescrição médica, o planeamento, tratamento e avaliação de feridas e outros. O atendimento de doentes na sala de tratamentos obedece a marcação com agendamento prévio; quando surgem situações sem marcação estas serão atendidas no dia, em horário não ocupado no agendamento.
A marcação inicial poderá ser feita pelo próprio utente ou seu representante, de forma presencial ou por via telefónica. As seguintes são agendadas pelo enfermeiro:
A UCSP encontra-se identificada no exterior com o respetivo logótipo.
Para que se estabeleça uma boa comunicação dos utentes com os profissionais da UCSPCB, estes encontram-se devidamente identificados.
Os utentes poderão contactar os profissionais da UCSPCB presencialmente, pelo telefone, por correio eletrónico, fax e carta.
Foi privilegiado a sinalização dos postos de trabalho para uma melhor orientação dos utentes, com a equipa.
A UCSPCB possui um atendimento personalizado dos utentes que pretendam reclamar, sugerir ou apresentar pessoalmente a sua opinião sobre os serviços prestados.
Caso um utente pretenda efetuar uma sugestão por escrito é disponibilizado um impresso de sugestão que depois é analisado pelo coordenador, enfermeiro chefe e o gabinete de utente da UCSPCB.
Caso o utente reclame ou faça sugestões no Livro de Reclamações, o processo será efetuado de acordo com os procedimentos definidos para a introdução no sistema Informático Sim-Cidadão.
A UCSP de Celorico da Beira pretende ser um espaço privilegiado de aprendizagem, colaborando com as escolas superiores de saúde e /ou faculdades na formação de novos profissionais, bem como em trabalhos de investigação e na formação dos grupos profissionais que a constituem, quer em formação contínua, quer na formação pré e pós graduada dos profissionais de saúde, de forma a atingir um elevado padrão de exigência, rigor e qualidade.