Ir para o conteúdo
Início
/
Associativismo ULS Guarda
/
Casa de Pessoal HSM Guarda

Apresentação

A Casa do Pessoal do Hospital Sousa Martins, atualmente com cerca de 850 sócios é a maior coletividade da ULS da Guarda. Criada em 12 de Março de 1990, é uma associação sem fins lucrativos, com sede no “Parque da Saúde” do Hospital Sousa Martins, que tem por objetivo realização de atividades lúdico-recriativas, que permitam unir os seus associados nos períodos extra laborais, permitindo a dinamização de uma cultura interdisciplinar.

A Casa do Pessoal tem estatutos próprios, tem autonomia administrativa e financeira e goza de personalidade jurídica, o que lhe permite exercer os seus direitos e assumir as obrigações necessárias à melhor prossecução dos seus fins. Tem como objetivo promover e contribuir para o desenvolvimento técnico, económico, social e cultural na área em que se encontra inserida. Tem carácter neutral do ponto de vista político e religioso e defende o amadorismo em todas as suas atividades, não pretendendo de modo algum ser porta-estandarte de qualquer atividade profissional.

Procurará, sempre, dar resposta às solicitações crescentes dos seus associados. No entanto, esta Associação não se quer restringir ao seu papel dentro do “Parque da Saúde”, quer ter também intervenção direta na promoção do desenvolvimento social, cultural e desportivo fora deste, indo ao encontro da sociedade de forma concreta, através do estabelecimento de protocolos de cooperação com instituições locais.

Ainda na senda e na prossecução dos objetivos que se propõe atingir, a Casa de Pessoal tem por alvo os interesses coletivos e comuns não só dos seus sócios como também a seus familiares diretos. Referimo-nos, por exemplo, a atividades de cariz formativo e aperfeiçoamento profissional, cultura, recreio, desporto ou de qualquer outra natureza, que se traduzam em promoção geral dos sócios. Assim como no apoio e proteção social e/ ou económica à família, crianças, jovens e idosos, bem como a integração comunitária. Podendo haver outras respostas sociais não incluídas anteriormente, desde que contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos nossos associados e todas as pessoas que diretamente contatarem a Associação.

São ainda objetivos da associação, para execução dos fins, constituir um fundo de assistência; promover e efetuar a criação de bibliotecas, cursos de cultura geral e profissional, e outros meios de difusão cultural; facultar aos seus associados a possibilidade de participarem em estágios, cursos de aperfeiçoamento de carácter profissional, visitas de estudo ou de recreio; execução de protocolos com outras entidades; a associação deverá ainda atuar no campo da Segurança Social, nomeadamente na proteção da terceira Idade, infância, com a criação ou dar apoio a secções desportivas, recreativas, culturais e sociais como, Centro de convívio, Centro de atividades de tempos livres, Centro de Dia, Lares de terceira idade, Creches e Jardins-de-infância entre outros equipamentos que possam ir ao encontro das necessidades e objetivos desta associação, bem como apoio a secções desportivas, recreativas, culturais.

Atualmente a Associação encontra-se a celebrar inúmeros protocolos com diversas instituições sediadas na cidade da Guarda.

Como referido anteriormente a sua missão consiste na formação, desenvolvimento e defesa dos interesses das atividades associativas, dinamizando uma vasta rede institucional.


Partilhar:
Ir para o topo
leo. adipiscing dolor. facilisis ut vulputate, lectus ut