Ir para o conteúdo
Início
/
Cidadão

Gabinete do Cidadão

Ao Gabinete do Cidadão compete promover a participação informada e responsável dos cidadãos, detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo.

Cabe ao Gabinete do Cidadão:

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres enquanto utentes da ULS Guarda;
  • Proceder à receção centralizada, registo e tratamento de todas as reclamações, sugestões e agradecimentos, independentemente da via de acesso utilizada e no âmbito do “Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde”;
  • Potenciar a análise e tratamento das reclamações como indicador útil para a monitorização das boas práticas clínicas e de gestão global;
  • Incentivar as equipas e prestadores de cuidados em geral, a acolher e resolver disfunções causadoras de reclamações;
  • Desenvolver uma ação pró-ativa com os profissionais e serviços hospitalares, tendo em vista a correção das disfunções detetadas;
  • Verificar as condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde;
  • Organizar canais de comunicação com todos os níveis de cuidados da ULS Guarda;
  • Promover a divulgação da existência do próprio Gabinete.

Gabinete do Cidadão é composto pelas unidades sediadas no Hospital Sousa Martins, no Hospital Nossa Senhora da Assunção e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados dos Agrupamentos dos Centros de Saúde.

 

Equipa:

Horário de Funcionamento:

  • Das 9h00 às 16h00, todos os dias úteis.

Contatos:

  • Telefone: 271 200 200
  • Email: Por favor consultar os emails supramencionados, referente ao Núcleo do Gabinete do Cidadão do local pretendido.

Apresentação de Exposições:

  • Nos Núcleos dos Gabinete do Cidadão localizados nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados dos Agrupamentos dos Centros de Saúde, no Hospital Sousa Martins e no Hospital Nossa Senhora da Assunção;
  • Livro de Reclamações disponível:
    • Nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados dos Agrupamentos dos Centros de Saúde;
    • Hospital Sousa Martins: Núcleo do Gabinete do Cidadão; Balcão de Atendimento do Utente; Balcão de Admissão ao Serviço de Urgência; Edifício da Sede da ULS Guarda; Edifício do Departamento de Psiquiatria;
    • Hospital Nossa Senhora de Assunção: Balcão de Admissão ao Serviço de Urgência; Balcão da Consulta Externa;
  • Recorrendo às caixas de sugestões, disponíveis em alguns os serviços da ULS Guarda;
  • Por Email:  Por favor consultar os supramencionados;
  • Via postal: Unidade Local de Saúde da Guarda, E. P. E.
    Gabinete do Cidadão
    Avenida Rainha D. Amélia
    6300-858 Guarda


Partilhar:
Ir para o topo
felis Praesent libero tristique Nullam quis sed Phasellus